A nossa principal missão é preparar o aluno para um futuro risonho e só a partir da educação será possível a sua concretização com sucesso.
Ao entrar na Escola cada criança transporta consigo uma bagagem afetiva, social, cultural decorrente das suas vivências anteriores.
Procurando responder às exigências sociais, o educador deverá planificar o seu trabalho de modo a responder às quatro aprendizagens fundamentais:
Ao entrar na Escola cada criança transporta consigo uma bagagem afetiva, social, cultural decorrente das suas vivências anteriores.
Procurando responder às exigências sociais, o educador deverá planificar o seu trabalho de modo a responder às quatro aprendizagens fundamentais:
1. “APRENDER A CONHECER”
Ajudando as crianças a alargar os seus conhecimentos sobre o mundo que as rodeia, desenvolvendo a curiosidade, exercitando a atenção, a memória, o pensamento e o gosto pelo conhecimento.
2. “ APRENDER A FAZER”
Contribuir para que todos adquiram as aptidões que lhes permitam executar tarefas de forma autónoma e criativa, o gosto pela inovação e experimentação, assim como as competências para trabalhar em equipa.
3. “APRENDER A VIVER JUNTOS”
Incentivando o grupo a uma convivência pacífica, em que cada um respeite e valorize a diferença como forma de enriquecimento pessoal, e combatendo todas as formas de violência ou agressividade, contribuindo assim para a formação de futuros cidadãos mais tolerantes e justos.
4. “APRENDER A SER”
Proporcionar o desenvolvimento de todas as potencialidades individuais para que no futuro cada um possa agir com autonomia, discernimento, responsabilidade e sentido crítico.